Piloto fala pela primeira vez sobre tragédia com balão em SC no “Domingo Espetacular”
Acidente matou oito pessoas em Praia Grande (SC); sobreviventes também relataram momentos de desespero

No último domingo (6/7), o programa “Domingo Espetacular” exibiu a primeira entrevista com Elves de Bem Crescêncio, piloto envolvido no trágico acidente de balão que deixou oito mortos em Praia Grande, Santa Catarina.
Na reportagem, Crescêncio explicou por que abandonou a aeronave antes que todos os passageiros conseguissem sair. Ele relatou que o cesto do balão começou a pegar fogo, tentou apagar as chamas e iniciou uma descida de emergência. Pediu para que os passageiros pulassem, mas alguns não conseguiram sair a tempo. O balão voltou a subir em meio ao incêndio e essas pessoas acabaram morrendo.
Durante a entrevista, Elvis reencenou uma decolagem no solo, mostrou os equipamentos do balão e apontou o maçarico como possível origem do fogo. Ele alegou que não havia usado o equipamento naquele voo e que o encontrou fora do lugar. Também revelou que o extintor de incêndio não funcionou no momento da emergência.
“Pedi para todos se abaixarem, e quando estávamos perto do chão, gritei: ‘Pula, sai do cesto’”, contou. Segundo ele, 13 pessoas conseguiram saltar. O piloto afirmou que tentou manter o balão no chão pelo maior tempo possível e se disse responsável pela manobra que salvou vidas.
Questionado sobre a validade de sua licença – que permitia apenas voos de instrução, e não turísticos – Crescêncio evitou responder diretamente. Ele também rebateu críticas sobre a falta de orientações de segurança e a ausência de um extintor reserva, dizendo que acidentes como esse são extremamente raros.
A matéria ainda trouxe imagens exclusivas de um voo semelhante, além de depoimentos de sobreviventes, que reviveram o desespero no momento do salto e a angústia para localizar familiares.
(fotos / Record), (Fotos / CBMSC)
Comentários (0)